sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Vários caminhos para um destino













Até que ponto as histórias de pessoas desconhecidas entre si podem se esbarrar nessas esquinas da vida? Segundo filme de uma trilogia, 21 Gramas discute isso. E não é tão simples como aparenta ser. O longa requer total atenção para compreendê-lo. Atenção esta que, garanto, não será em vão. Com um nome entendido apenas por quem já o viu, 21 Gramas, do ágil diretor Alejandro Conzález Iñárritu, surpreende e da sua primeira cena à última.

O aspecto mais louvável da obra é seu roteiro seguro, por vezes complicado, mas sempre intrigante. É incrível como a técnica de narrativa quebrada funciona tão bem a todo instante do longa. Os diálogo, bem articulados, promovem, alicerçados na direção forte de Iñárritu, uma atmosfera tensa, provocadora, que se mantém sempre. Mesmo já não sendo uma grande novidade, a fuga do convencional que o roteiro propõe e a fotografia inusitada apresentada, impressiona como as cenas que vão dando significado às outras, de forma aleatória, no entanto, sem perder o ritmo.

Outro motivo para ver 21 Gramas são as atuações presentes na trama. O maior destaque, nesse ângulo, é a estarrecedora interpretação de Naomi Watts. Linda e superenvolvente, Naomi brilha no filme e nos olhos que vem a assiste. Desde o fantástico King Kong, de Peter Jackson, e o abusado Tentação, de John Curran, a atriz mostra a que veio. Sean Penn também dá seu show, devido a seu mergulho no personagem, disposto a mostrar total veracidade nos atos. O que já não é surpresa, haja vista seu talento indiscutível e seu posto de melhores atores em atividade hoje.

Munido de uma fotografia desafiadora e tensa, 21Gramas mostra-se incrível e, às vezes, até choca. Pessoalmente, quando os créditos finais subiram fiquei estagnado observando-os e tentando entender o que tinha acabado de presenciar, as sensações que senti ao vê-lo. Pouquíssimos filmes conseguem causar isso. No final das contas, deu até vontade de ver outra vez.

Por Leonardo Ribeiro

21 Gramas (21Grams) – 2003
Direção: Alejandro González Iñárritu
Elenco: Naomi Watts, Sean Penn, Benicio del Toro, Charlotte Gainsbourg, Danny Huston e Claire Pakis.

2 comentários:

  1. Léo, eu sou sua fã!!!! Tu escreve demais menino!
    O que dizer: Fodástico, irei assistir o filme.

    ResponderExcluir