sábado, 26 de dezembro de 2009

O que é isso, companheiro (1997) - Filme



O filme de Bruno Barreto é baseado no livro de mesmo nome e tem como cenário o período da Ditadura Brasileira (1964 - 1985) e conta com grande Elenco: Pedro Cardoso, Eduardo Moscovis, Selton Mello, Fernanda Torres, Luis Fernando Guimarães, Cláudia Abreu, Caio Junqueira, Matheus Natchtergale, Othon Bastos, Maurício Gonçalves, Milton Gonçalves entre outros.Conta a história do seqüestro do embaixador americano pela Aliança Libertadora Nacional (ANL)e pelo Movimento Revolucionário Oito de Outubro (MR8) na época do regime militar de com o intuito de libertarem presos políticos torturados nos porões da ditadura. Esses movimentos na sua maioria eram compostos por jovens estudantes de esquerda que queriam a derrubada da junta militar que comandava o país e como qualquer outro jovem eram cheios de idéias e sonhos. Procuram de uma maneira desesperada conquistar aquilo que acreditavam lhes parecendo no momento ser uma ótima idéia. Tinham idéia das consequências de seus atos mas como todo ser humano são feitos de sentimentos e seus medos e angústias transparecem à todo momento na tela.
A ditadura era um regime militar político repressor e a luta contra ela era digna. Mas como fazer uma luta digna contra um governo repressor? O filme mostra a ameaça dos estudantes em executar o embaixador americano caso suas exigências não fossem atendidas. Afinal de contas quem é o mocinho e quem é o vilão da história? Os fins realmente justificam os meios?
O que acontece de verdade na história é que não existe herói nem vilão, apenas um conjunto de interesses.

8 comentários:

  1. Depois de estudar tando sobre a ditadura militar no pupt eu fiquei uma fanática por esse tema, concerteza irei assistir o filme. Ótima crítica.

    ResponderExcluir
  2. É verdade Maga,além do mais o filme é instigante dá vontade de saber mais sobre o tema, até da guerra civil espanhola eles falam.

    ResponderExcluir
  3. Geovani vamos fazer uma revolta nesse blog. Todos reclama q o Blog tá parado, mas quando a gente posta ninguém tem coragem nem de comentar. (revolta já!)

    ResponderExcluir
  4. E verdade eu sou a favor de reclamar mas quando se esta no direito, fazer reclamação e ficar de braços cruzados é tenso, viva a revolução!!!

    ResponderExcluir
  5. Revolução blogueira então. Eu só posto de novo nesse blog se alguém postar antes, e não pode ser vc geovanni. Enquanto isso... o blog vai ficar parado!!!!

    ResponderExcluir
  6. Pelo que acabo de ler, além de ser um bom filme, O que é isso companheiro deve ser uma boa aula de história. (:

    Quero assistir.

    ResponderExcluir