sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

De volta a ativa


Bom, depois de tanto tempo sem postar aqui é hora de voltar com tudo. Mas, com calma, afinal, os alunos estão de férias, então farei uma retrospectiva do que aconteceu ao longo do ano de 2009. E se eu esquecer de algo, alguém me ajude através de postagens.
* Retrospectiva
O primeiro trabalho a ser feito pela nossa turma foi o programa Fora do Padrão, do qual já foi bem falado aqui, então seguirei. Logo após, perdemos alguns colegas de turma, pessoas que desistiram devido a condições de trabalho, estudos, ou algo assim. No entanto, a turma continuou, em partes, grande, passamos para o segundo módulo e infelizmente alguns alunos reprovaram, resultado: a turma ficou menor, especificamente com 17 alunos.
Podemos definir o segundo módulo com uma simples palavra: SUPERAÇÃO. Pois usamos e abusamos dela ao longo do semestre, já que as matérias de edição de áudio e vídeo, e operação de câmera nos massacrou. Não digo que foram ruins, ao contrário, foram as melhores e que exigiram da nós muito suor, dedicação e esforço.Tivemos professores ótimos, como Hugo Reis, Constantino Buteri e Suellen Vasconcelos, que nos apoiaram em praticamente tudo que decidimos fazer. Com eles desenvolvemos nosso primeiro curta-metragem de terror. E disso, sairam dois inesperados vídeos: CAROL, produzido pelos alunos Magalli,Marco Antonio, Geovani, Jéssica,Lorena, Josi e Júlia. E o segundo vídeo: O Maníaco do Cadarço, produzido por Elaine, Marcia, Ariadne, Elenízia e Fabíola.
Modéstia parte, foram ótimos curtas e recebemos elogios, mas também críticas. Fizemos visitas técnicas, e uma em especial: a visita à casa de passagem que emocionou a todos, em presença do professor Wagner. O módulo foi passando, as matérias voando, e em diversas vezes tivemos de lidar com a desejo da desistência em alguns alunos,a Joliana foi a primeira, a Meire a segunda, depois o Samuel,o Vítor, e logo após veio o "senhor" Geovani com a mesma intenção, porém, colocamos ele na linha e não o deixamos entrar na lista de desistentes. Quando menos esperávamos a "senhorita" Elaine também despertou a mesma idéia, mas como bons futuros profissionais não deixamos que tal idéia se concretizasse. Felizmente, ninguém resolveu desistir depois, mas era notável que a turma estava cada vez menor.
Resolvemos então que a união faria com que tudo voltasse a ser como era antes, vitalidade. Criamos o projeto de uma rádio on line, que não deu certo e também de um jornal semanal que não possuiu verbas o suficiente para sair do papel. A diante despertamos a vontade de assumir a rádio da escola, mas infelizmente não tivemos o aval. Estávamos descontentes com o PEC, e quando tudo parecia perdido surgiu a oportunidade de produzir um vídeo clipe, desde o roteiro até a finalização. E aconteceu, escolhemos uma banda legal, escrevemos o roteiro, marcamos a gravação e..., os integrantes de banda resolveram cancelar tudo. Um choque. A professora achou que não dava mais tempo, mas propomos escolher outra banda e levar o projeto até o fim. Dito e feito, a banda "Sammuca e Impacto de reação" foi a escolhida, corremos, suamos, construímos um roteiro ás pressas, e partimos para as gravações.
Grande parte delas foram feitas sem acompanhamento de algum professor, e para isso nos empenhamos em ser responsáveis o bastante e enfrentar quase tudo sozinhos. Tivemos grande apoio da professora Suellen na fórmula de produção. O Hugo também nos orientou em relação a gravação e essência da música. Enfim, lidamos com milhões de contra-tempos, imprevistos, esquecimentos, alterações de ego, perda de material gravado, desacordos e dores de cabeça. Mas tudo se resolveu quando o clipe ficou pronto. A sala estava realizada, os professores contentes e nós pedindo férias urgentemente.
Antes das férias realizamos um amigo secreto e um café da manhã em presença do alguns professores. Tudo ocorreu como esperado: presentes, brincadeiras, risadas, comidas, e uma bela descoberta: Três dos nossos professores nos achavam uma das melhores turmas para se trabalhar. É claro que eles não ficaram satisfeitos com todos os nossos atos, pois realizamos um surpreendente boicote ao PEC reinvindicando mudanças e melhorias, tudo da maneira mais correta. Entretanto, o corpo docente não ficou nada contente com tal ato, mas o importante é que ano que vem podemos esperar mudanças, pois nosso boicote servirá para algo, temos certeza.
Nos despedimos dos professores e amigos sob sinceros sentimentos de saudades, mas crentes de que ano que vem tudo será melhor e muito mais frenético.Afinal, teremos o projeto final, que nos custará muito suor para o almejado diploma. Realizamos ainda um Cine Club caseiro que deu muito certo. E atualmente o clipe ainda está em processo de distribuição para a banda, e uma possível e veiculação, logo quando estiver completamente pronto será disponibilizado para o Brasil, que sá para o Mundo (é preciso sonhar alto para viver).
E o que eu tenho a dizer sobre todos esses feitos é que: Nunca tive tanto orgulho em ser o que eu sou hoje graças aos amigos que encontrei na turma, que me fizeram crescer tanto intelectualmente, como em responsabilidades, só tenho a desejar um ótimo 2010 para todos!Um abraço.
Ass: Magalli Lima











Nenhum comentário:

Postar um comentário